quarta-feira, 30 de abril de 2014

Jantarzinho para familiares

bom dia a todos, esse é a pedidos de minha cunhadinha Grazi que jantou lá em casa e amou, fiz um jantarzinho básico para 8 pessoas, bem fácil:



Beringela Hamptons




Essa beringela comi em um restaurante maravilhoso dos Hamptons, chamado Tuscan House, lá o nome era mais pomposo Vitello al forno, mas como não me deram a receita e tive que decifrar, me achei no direito de batizar



ingredientes (para 8 pessoas)

3 fatias de mais ou menos 3cm de altura de beringela para cada pessoa
12 tomates - 6 com pele e sem sementes e 6 sem pele e sem sementes
basilico
mangerona
azeite de oliva
1 cebola grande
3 rodelas de tomate por pessoa (finas, quase transparentes)
queijo parmesão ralado no ralo grosso
300 grs. de carne assada (pode ser uma que voce já tenha pronta) desfiada (eu uso processador)
2 colheres açucar mascavo
sal

MODO DE FAZER

fatie as beringelas e deixe-as de molho, por volta de 15 minutos em agua com sal, isso retira o amargo do legume.
coloque as fatias em assadeiras (eu precisei de duas), regue com azeite de oliva e leve para dar uma amolecida por mais ou menos 15 minutos em fogo a 150° - observe porque não é para assar as beringelas apenas para amolecer
molho de tomate 1
pique a cebola e frite-a até amolecer em azeite de oliva, acrescente o manjericão (reserve umas folhas para enfeitar)
acrescente os tomates picados bem miudinhos
coloque uma pitada de sal e uma de açúcar (para tirar a acidez)
tampe e deixe o tomate criar caldinho , quando já estiver mole coloque a carne desfiada e refogue na mistura, reserve


molho de tomate 2
bata no liqüidificador os tomates com pele mas sem sementes, coe.
coloque o tomate coado para esquentar em uma frigideira 
coloque o açúcar mascavo e vá apurando até que o molho saia da cor rosa para tom avermelhado escuro, coloque um pitada de sal e reserve.

para ficar bonitinho eu uso uma forminha de doces (casa do confeiteiro em Curitiba) dessas que são apenas um anel, mais ou menos do tamanha das fatias da beringela  e monto as beringelas dentro dela, de preferencia em um pratinho individual (que vá ao forno) ou coletivo

- uma camada de beringela
- uma do molho 1
-uma fatia de tomate
- queijo
vá colocando as camadas até ter feito três (se for mais desmonta), quando todas estiverem prontas leve ao forno para grazinar, para servir coloque o molho 2 por cima, fica ótimooooo

vinho sugiro um Pinot Noir, porque o molho não é pesado.

PRATO PRINCIPAL

paleta de cordeiro assada


Esse prato parece simples mas requerer que se inicie o preparo um dia antes, o segredo é o molho em que ele fica depositado por quase 24 horas
ingredientes:
1 paleta de cordeiro de mais ou menos 2,5 kg - não retire toda a gordura porque ela dissolve no forno e da um ótimo sabor a carne.
1 cebola roxa
1 cenoura
2 dentes de alho
alecrim
canela em pau
tempero para shawarma (parece com pimenta síria, mas tem mais ingredientes, da para comprar no mercado municipal)
tempero completo arisco
sal
geleia de canela (uso companhia da terra)
folhas de hortela 
1 litro de vinho tinto seco

modo de fazer

tempere o cordeiro, primeiro com o tempero arisco e depois com o tempero de shawarma, não economize pode deixar marrom passando o tempero em toda a peça, mão cheia, nada de pitadinha, reserve.
faça o tempero para depositar o cordeiro dentro, pegue uma panela grande porque ele deve ficar imerso, coloque o vinho, a cebola picada, cenoura picada, o alho, alecrim, uns pauzinhos de canela, agua o suficiente para cobrir o carneiro, sal (eu uso a técnica do ovo- lavo um ovo e coloco dentro da panela, quando o ovo flutuar o sal está bom), um pouco do tempero de shawarma (uma colher de sopa). deposite o carneiro e deixe até a hora de assar - por volta e 20 a 24 horas.

retire o cordeiro e escorra bem, passe novamente um pouco do tempero arisco completo, passe o tempero de shawarma novamente, reserve.
misture umas tres colheres da geleia de canela  e umas 10 folhas de hortelã picadinhas, leve ao micro ondas para deixar líquida a mistura, cubra o carneiro dos dois lados com ela.
coloque azeite de oliva (apenas para não grudar) em uma forma, o carneiro, cubra com papel alumínio e leve ao forno em fogo alto 250 graus aproximadamente.
Demora por volta de 1,5 a 2 horas para assar (a 250°), nos últimos 15 minutos retire o papel alumínio e deixe dourar (vai ficar um pouco escuro por causa da geléia, mas é maravilhoso).

para acompanhar um risonho de queijo, que já dei a receita aqui no blog.

Vinho tinto com certeza, um Extra Muros Malbec ou uma outra uva que voce goste, desde que o vinho seja encorpado, o cordeiro pede.

sobremesa

Strogonoff de nozes da preguiça
300gr de nozes
150 grs de doce de leite
1 pote de creme de leite

modo de fazer
pique as nozes (de preferencia no processador) até virar uma farinha, reserve algumas para enfeitar
leve ao fogo o doce de leite, misture as nozes, quando começar a esquentar desligue, coloque o creme de leite (batido na batedeira até o ponto de chantilly), misture bem e leve a geladeira.

Amei um vinho doce argentino chamado Malamado Malbec cosecha tardia, um porto cai maravilhosamente bem aqui também. Gosto do Adriano Ramos Pinto Towny.





Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search